quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Automatizando testes funcionais com a ferramenta BadBoy.

Hoje, falaremos um pouco sobre uma ferramenta de automação de testes funcionais chamada BadBoy.

BadBoy é uma ferramenta de automação que grava e executa todos os passos realizados em uma navegação WEB, com a possibilidade de editar todos os parâmetros disponíveis na página. Foi desenvolvida e C++ e atualmente funciona apenas em Windows. Tem como navegador padrão o Internet Explorer, mas existe um plugin para simular o FireFox. Possui uma versão free com algumas restrições contratuais de uso.

Após a instalação, chegaremos na tela abaixo que é dividida em 5 grandes grupos. São eles:
1) Menu e ícones de atalho - Principais ícones de navegação da ferramenta, como: Criar, Salvar, Gravar, Executar, Parar, Avançar Script, entre outros.
2) Barra de URL do navegador - Campo para digitar a URL da aplicação que será utilizada nos testes.
3) Script - Passo a passo criado manualmente ou gravado pelo usuário.
4) Ferramentas - Utilitários para criar o script de teste e realizar verificações.
5) Tela de navegação -  Navegador da ferramenta onde aparecerá todas as páginas da aplicação.

Gravando um script
A gravação do script pode ser ligada ou desligada a qualquer momento. Durante a gravação, a barra de título mostra a palavra "Recording".
Ao apertar o botão Play, a gravação é automaticamente desligada. Após a execução terminar, você pode gravar novamente clicando no botão de gravação (vermelho) na barra do menu.

Criando suites, tests e steps
Quando trabalhamos com páginas WEB é útil quebrar cada sequência das iterações do browser em passos lógicos. No BadBoy é possível criar passos para cada clique. Se você deseja organizar seu Script é possível criar Suite que auxiliará na organização dos passos. 
Quando um teste que está organizado por passos e suite, o Script executará cada passo normalmente.

Árvore do script

A árvore de script é mostrada ao lado esquerdo do painel, contendo todos os passos gravados. Ela pode ser customizada, com um duplo clique sobre o item.



Executando

Você pode executar uma sequência gravada a qualquer momento, clicando no botão Play. Existe também, o botão Stop para parar uma sequência em execução. Se necessário pode ser utilizado o botão Play Duplo para executar um script a qualquer momento sem interrupção.

Esta é uma pequena introdução sobre o BadBoy. Breve, teremos novos posts sobre as diversas funcionalidades existentes na ferramenta.

Links úteis:

2 comentários:

Na sua opinião, qual ferramenta de testes é melhor Selenium 2.0 ou BadBoy?

Postar um comentário